"Há alunos que não têm bolsa por três cêntimos." Stand4Good ajuda quem não tem apoio da DGES

01 Sep 2023
Bolsas Stand4Good - Entrevista TSF

O regresso às aulas pode ser uma dor de cabeça para muitos alunos do ensino superior. Há estudantes que, tendo carências financeiras, não conseguem obter acesso a uma bolsa e desta forma podem ver em risco a concretização de um sonho. Foi para colmatar esta situação, que em 2020, nasceu a associação "Stand4Good", em Matosinhos.

Os alunos que precisam de ajuda são mais do que aqueles que de facto a conseguem. Mafalda Teixeira Bastos, fundadora da Stand4Good, apresenta a associação.

"A Stand4Good nasceu em 2020 com o objetivo de combater o abandono escolar no ensino superior, de jovens que se candidatam a uma bolsa de ação social e não conseguem, mas que não as têm por muito pouco. Temos uma aluna que foi excluída por 3 cêntimos", explica à TSF a fundadora.

Mafalda Teixeira Bastos acrescenta muitos alunos dependem deste apoio para cumprir o sonho de estudar no ensino superior. A Stand4Good atribui com um valor acima da propina, porque os problemas não se esgotam aqui.

"O custo de vida é muito difícil em grandes cidades. A bolsa universitária que nós damos é de mil euros, acima da propina, para ajudar noutras despesas dos estudantes", afirma.

O apoio não se esgota durante o percurso académico. A fase de entrada no mercado de trabalho também está contemplada: "Ajudamos na preparação para as entrevistas, comunicação nas redes socais e abordagem às empresas e instituições das suas áreas."